domingo, 2 de dezembro de 2012

REDA: ESCLARECIMENTOS II


Nos últimos dias, após a realização de manifestação por parte dos funcionários contratados através do REDA, o governo municipal, através de nota oficial e de manifestações individuais de seus membros – inclusive do seu principal líder, proferiu uma série de ataques a minha pessoa, na tentativa de denegrir a minha imagem, minha honra, atribuindo a mim a responsabilidade pela falta de pagamento dos salários dos contratados temporários.

É de se lamentar essas irresponsáveis e inconsequentes declarações, que apenas inflamam os sentimentos de pessoas já atordoadas pela falta de informação e combalidas pela ausência de esclarecimentos sobre sua real situação, mas que em nada soluciona o problema por elas vivido.

Importante esclarecer, que a decisão que suspendeu os referidos contratos de trabalho, proferida pelo juízo da 4ª vara cível de Campos dos Goytacazes e mantida integralmente pelo Colendo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, após emissão de parecer favorável por parte do Ministério Público Estadual, é de agosto deste ano. Note-se, que ao longo dos últimos três meses, apesar da contrariedade, os contratados temporários não realizaram qualquer tipo de ato público questionando a referida decisão.

O que ocorreu na última sexta-feira (30.11) foi uma manifestação para cobrar uma definição acerca do pagamento dos salários desses contratados, que, segundo eles próprios, de boa-fé, após o recebimento de ordens nesse sentido, permaneceram trabalhando, com a promessa de que receberiam o respectivo pagamento, mesmo havendo decisão judicial em sentido contrário.

Nesse sentido, é inadmissível que o governo municipal tente atribuir a mim, ou a quem quer que seja, a responsabilidade pela falta de pagamento dos salários dos funcionários contratado através do REDA, quando, na verdade, a responsabilidade é inteiramente da Administração municipal, que optou por desrespeitar ordem judicial legítima, clara e objetiva que havia determinado a suspensão dos contratos de trabalho.

É direito do Município, através dos mecanismos jurídicos apropriados, questionar a validade e legalidade da decisão que suspendeu os contratos de trabalho. O que se lamenta, é a realização de ataques pessoais e a tentativa irresponsável, repita-se, de deturpar os recentes fatos ocorridos, para atribuir a terceiros a responsabilidade por seus próprios atos.

Um governo sério, ético e transparente, deveria assumir a responsabilidade pelas decisões por ele tomadas, ao invés de incentivar o ódio, a revolta, colocando a integridade física e moral de terceiros em risco, manipulando situações, fatos e sentimentos.

Outrossim, informo que não possuo qualquer relação, pessoal ou profissional, com o vereador Rogério Matoso, a quem conheço apenas superficialmente. Da mesma forma, esclareço que o Partido Popular Socialista – PPS, ao qual sou filiado, não tem qualquer relação com o ajuizamento da ação popular que questiona as contratações do REDA, que é fruto apenas e tão somente do meu inconformismo como cidadão.

Por fim, lamentando sinceramente a situação por eles vivida, e diante da evidente tentativa de manipulação dos fatos, me coloco à disposição dos contratados para os esclarecimentos que se fizerem necessários. 


21 comentários:

  1. Fiquei muito orgulhosa com sua coragem de atuar como um verdadeiro cidadão.Os ataques feitos a você é a única arma que eles têm, pois devem estar com muito medo de que outros campistas sigam seu exemplo e passem a brigar por seus direitos. O meu apoio é solitário, mas acredite é verdadeiro e sincero. Você é um homem brilhante, mas principalmente um ser humano cheio de dignidade e que usou os instrumentos que lhes são cabíveis para lutar contra algo que lhe indignou.
    Um abraço de uma professora da rede municipal que tem muito orgulho de saber que um dia passou pelos bancos escolares e aprendeu o verdadeiro valor da educação e literalmente o sentido de ser cidadão.

    ResponderExcluir
  2. EU TB PARABENIZO A CORAGEM DESE JOVEM E COLOCO-ME À DISPOSIÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE TENHA SIDO LESADA POR ESSA CONTRATAÇÃO IRRESPONSÁVEL PELO GOVERNO MUNICIPAL, POIS QUE SABIA DA ILEGALIDADE DOS CONTRATOS, MAS ELEITOREIRAMENTE AGIU CONTRA A LEI, COLOCANDO TODOS AQUELES TRABALHADORES À SERVIÇO DELES E AGORA SE DESCULPAM, TENTAM TIRAR A RESPONSABILIDADE DE PAGAR OS SALÁRIOS A QUEM TRABALHOU. PODEM PROCURAR-ME PELO TEL 99786106 OU JGMCHAVES@IG.COM.BR, PARA BUSCARMOS UMA SOLUÇÃO LEGAL PARA RECEBER DE QUEM DEVE A VOCÊ. JOSEGERALDO44.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de sabe do dr Paes Neto uma consulta , os concursados de 2012 professores APROVADOS podem reinvindicar na justiça , ou MP , ou que tipo de ação , para pleitear vaga real que estava c/ os contratados do reda como professor II foram mais de 110 vaga mais ou menos isso que deram o nome de REDA , POISFALTAM MUITOS PROFESSORES NAS ESCOLAS E A PREFEITA NÃO CHAMA , POR VAIDADE PRÓPRIA , É CONTRA A EDUCAÇÃO , ( PICUINHA POR SER VENDEDORA DE AVON , E ACHO QUE NÃO QUIS PRESTAR CONCURSO ) , A JUSTIÇA PODERIA CHAMAR MAIS CONCURSADOS PARA SUPRIR OS DÉFICITS DAS ESCOLAS? AGUARDO RESPOSTA , E O SEU ESCRITÓRIO QUERIA FALAR C/ SENHOR PESSOALMENTE SOBRE ASSUNTO DOS CONCURSADOS APROVADOS DE 2012... AGUARDO RESPOSTA NESSE BLOG , OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dependendo da situação é possível ajuizar um processo sim. Mas é preciso analisar caso a caso. Se quiser, é só ligar pra o escritório que marcamos uma reunião.

      Excluir
  4. Dr PAES NETO , TEM MUITA VAGA REAL DOS professores que estão aposentando desde 2007 /8 desde o concurso de 2008 , mais enganaram os números e mentiram , e encheram as salas de alunos p/ enganar , contrataram colocaram RETS, AGORA EM 2012 FIZERAM CONCURSO E SOLTARAM POUCAS VAGAS P/ PROFESSOR E SOLTARAM 3 MESES ANTES DAS ELEIÇÕES O REDA , QUER DIZER CONCURSO FOI PRA ENGANAR A JUSTIÇA E EMBLOMAR , EU PASSEI NO CONCURSO E MINHA VGA ESTÁ C/ PESSOAL DO REDA O QUE EU FAÇO? O QUE VALE A Cf DE 88 O CONCURSO PÚBLICO OU O reda ?

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE.POR FAVOR ME EXCLARECE DOUTOR COMO VAI FICAR O ATENDIMENTO AS CRIANÇAS DO PETI,JA Q NO MEU INTENDIMENTO NAO PODE FAZER CONCURSO P PROJETO.ESTAMOS DEIXANDO DE ATENDER CRIANÇAS EM VULNERABILIDADE SOCIAL,FOI UM ERRO TER COLOCADO ESSE PROJETO EM UM PROCESSO SELETIVO?SE PUDER NOS ORIENTE. DESDE JA AGRADEÇO.

    ResponderExcluir
  6. dr quem passou no concurso de 2012 pode pleitear vaga do REDA?

    ResponderExcluir
  7. CONCORDO COM O SENHOR,PORÉM VISO COMO CIDADÃ QUE NÓS CONTRATADOS DO REDA SOMOS VÍTIMAS TAMBÉM QUE TRABALHAMOS E PRECISAMOS RECEBER,POIS ATRAVÉS DESTE CONTRATO ,FIZEMOS DÍVIDAS NÃO FOMOS NÓS QUE QUEBRAMOS O CONTRATO E SIM UMA ORDEM JUDICIAL QUE BROQUEOU O NOSSO SALÁRIO.E ai?quem vai nos ressacir? se assim diz que è cidadão?prejudicando a menoria?me sinto resto de um sistema político e judiciário que não leva em conta que somos vítimas também.Porque não vetou esse contrto antes? E as dívidas que fiz contando com o meu trabalho?isso é direito? Isso é dever?isso È cidadânia? concordo ,porém descordo analisem os fatos poderiam ter broqueado porém pague o que nos deve pois o cntrato foi feito ara 2 ano e ai?o que me diz? sei que é um bom advogado na escola que estudou nem passei perto e sei que tem argomentos pelo seu profissionalismoporém reflita a necessidade e a palavra cidadânia.

    ResponderExcluir
  8. Tenho nojo da política desta cidade !!! O coronelismo parece que vive sempre em alta por aqui. Enquanto nos calarmos, a política contaminará nossa sociedade fazendo o que quer sempre. O Dr. José Paes está correto! Ele é apenas uma pessoa esclarecida que não admite ser enganado pela política imunda! O que o povo de nossa cidade precisa, é de parar de correr atrás de bolsa disso ou daquilo e correr atrás de seus direitos propriamente ditos ! Bolsa disso ou daquilo é um cala boca para manter a sociedade calada e aplaudir as atitudes políticas, mesmo estas sendo favoráveis aos "coronéis" personagens antigos que colocam nossa cidade na lama. Precisamos de concursos públicos para erradicar as indicações pelas janelas que cercam a prefeitura. Precisamos de um serviço público descente! Pago meus impostos e não concordo com tamanha sujeira rondando em nossa cidade. Passei no concurso do PSF em 1º lugar. Onde estão os meus direitos? Em rixas políticas distribuídas por aí... Portanto, eu APOIO o Dr. José Paes nessa tarefa e sei que a maioria também está com ele, pois quem é esclarecido de verdade, não aceita que o coronelismo impere sobre suas cabeças. Lamentável.

    Carlos Tostes

    ResponderExcluir
  9. Vamos ver se meu comentário vai ser respeitado! Se o ilustre advogado estava tão preocupado com a ética e transparência de um governo porque não se manifestou logo no inicio da contratação? Parece que pra se exibir espera as coisas acontecerem pra depois "tentar" tomar atitudes que (pra mim) vem atender a uma exibição própria e esquece daquele que trabalharam e dependentes desse trabalho

    ResponderExcluir
  10. O dR AO ENTRAR COM ESSA AÇÃO SE ESQUECEU DAS MAIS DE 1000FAMILIAS Q AGORA ESTÃO SEM EMPREGO E SEM DINHEIRO.SEI Q ISSO TUDO É UM JOGO POLITICO DE AMBAS AS PARTES E NÓS O POVO FICAMOS NO MEIO DESSA GUERRA. o DR JOSE PAES E A FAMILIA GAROTINHO PASSARÃO O NATAL MUITO BEM, QUEM NÃO TERA NADA PARA COMER E NEM DAR AOS FILHOS SOU EU E MAIS DE MIL PESSOAS.

    ResponderExcluir
  11. Dr José parabéns! Meu apoio é real e permanente à sua postura profissional, ética e firme.
    Infelizmente, por questões de desemprego, acreditei no processo seletivo do reda e com vontade de colocar minha experiência profissional como Assitente Social em prática e precisando muito trabalhar vejo-me nesta situação, assim como muitas outras pessoas com a mesma intenção e necessidade.
    Campos necessista com URGÊNCIA de CONCURSO PÚBLICO para as áreas que não foram contempladas no último concurso,
    não só nas áreas de Serviço Social mas também nas várias áreas pelo "obscuro" REDA. Não queremos nada que não seja de direito, queremos trabalhar e honrar nossos compromissos, por isso, vemos como o caminho correto retroceder para avançar. Desta forma gostaríamos que o Sr. repensasse; quem sabe liberar os salários daqueles que trabalharam até a data de sua decisão judicial? Seria uma decisão salomônica e acredito que não feriria a base de seus conceitos e ideais concretos e verdadeiros. Obrigada e um grande abraço.




    ResponderExcluir
  12. As vezes paro para pensar e refletindo um pouco mais sobre tal situação do REDA, trabalhei durante 11 meses no contrato da educação de setembro 2011 a julho de 2012, até surgir este contrato do REDA, pelo qual fui obrigada a assinar uma desistencia que constava neste contrato que eu estava desistindo do contrato por motivos de doenças familiares, com isso fomos, claro, assinar este papel da educação, ou você assina ou não fica no contrato, foi o que ouvimos na hora de assinar este contrato, até ai td bem. Mas como podemos aceitar isso, se o CCZ e a FMIJ continuam trabalhando e recebendo pelo REDA? Só gostaria de ter uma explicação.

    ResponderExcluir
  13. Dr: eu gostaria que o você se manifestasse antes mais so deixou pra agora, so porque foi cutucado mexeu com sua ferida.

    ResponderExcluir
  14. Situação complicada demais. Sou professora concursada da Prefeitura, e acredito também que funcionário público só deve ser admitido através de concurso. Entretanto, penso também nessas pessoas que foram contratadas através do REDA, trabalharam e agora não tem o direito de receber seus salários. Essas pessoas não têm culpa das tramoias da prefeitura. Realmente isso é muito complicado!

    ResponderExcluir
  15. Dom Quixote de la Mancha, personagem do livro homônimo, do Romancista espanhol, Miguel de Cervantes, costumava confundir moinhos de vento com gigantes. E as acusações feitas ao Advogado é tão quixotesca e ilusória que chega a dar dó. Quem são os verdadeiros culpados é a Rosinha, Garotinho e grupo. São eles que enganaram as pessoas com falsas promessas eleitoreiras. São eles que tem de ser responsabilizados. E vou muito mais além, quem planta ilusões colhe ilusões.Eu sei que muita gente está receber, eu sei que o tema é delicado, mas entraram num sistema ilegal que infringe o artigo 37 da Constituição Federal. Eu lamento muito por isso tudo.

    ResponderExcluir
  16. mais uma vez vou lhe perguntar? o atendimento das crianças peti ficou prejudicado devido sua ação,atendo crianças em vulnerabilidade social, no trabalho infantil, vitimas de exploração sexual, recebo diversos encaminhamentos pelo conselho tutelar.Essas crianças agora estao sofrendo grandes consequencias.Estou vendo muito gente querendo apontar acusados mas oq eu quero é soluçao.As minhas crianças nao podem ser vitimas.

    ResponderExcluir
  17. sOU DO reda E TB LAMENTO TUDO ISSO MAS ACHO QUE O NOBRE ADVOGADO ESTÁ INTEIRAMENTE COM RAZÃO POIS SÓ ASSIM TIROU A VENDA DOS OLHOS DE MT GENTE QUE ACREDITOU NESSA TRAPAÇA TODA.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, tenho orgulho de ter um conterrâneo corajoso como você, os abutres do poder precisam de pessoas que as enfrente. A justiça há de ser feita.

    ResponderExcluir
  19. Campanha Retire a Ação Popular José Paes Neto! Cadê o Legal, o Moral e o Justo? Qual o motivo de punir os trabalhadores? Brevemente postarei no meu face a campanha. Vamos aderir!

    Carol Dias

    ResponderExcluir