sexta-feira, 12 de outubro de 2012

LUGAR DE VEREADOR É NA CÂMARA, NÃO EM SECRETARIA

O sempre imparcial e independente blog "A mosca azul" noticia aqui que os candidatos Kelinho e Thiago Ferrugem deverão assumir as cadeiras de vereadores, em razão de dois candidatos eleitos já possuírem acordos para assumirem cadeiras em secretarias municipais.

Nada contra os referidos candidatos, mas esse tipo de atitude revela mais um desrespeito ao eleitor. Se participaram de uma campanha dura e ao longo dos últimos meses pediram votos ao eleitor para assumirem vagas na câmara, qual a razão para os vereadores eleitos supostamente assumirem secretarias municipais? Essa prática - comum não só em Campos, mas em todo Brasil - deveria ser seriamente revista, pois afigura-se, na verdade, um verdadeiro estelionato eleitoral. O eleitor vota em um candidato, mas vê outro assumindo e legislando.

Além disso, os candidatos que assumem as cadeiras no lugar dos futuros secretários perdem inteiramente sua independência, ficando nas mãos no chefe do executivo, pois ao menor sinal de contrariedade às determinações da Administração, podem perder os cargos para os secretários, verdadeiros titulares das cadeiras.

Essa atitude, ainda que legal, me parece completamente imoral e deveria ser objeto de ampla discussão, para que o voto do cidadão não seja uma vez mais desconsiderado.

10 comentários:

  1. Me parece muita incoerência de sua parte pensar assim. Isso pq, muitos votaram em Nahim, por exemplo, e viram Diniz sentar na cadeira. Se não fosse a legenda, seu candidato não teria vencido a eleição.
    Isso é a democracia, respeite...

    ResponderExcluir
  2. Poderia adiantar quem são os referidos vereadores? Medonho isso!

    ResponderExcluir
  3. Caro Anônimo das 09:39,

    Perdão, mas não vejo incoerência no meu pensamento. Uma coisa é a eleição proporcional, que se vale no voto na coligação para eleição nos vereadores. Outra, completamente diferente, é um vereador eleito, que sequer tomou posse, já estar abrindo o caminho para que suplentes assumam sua vaga.

    Se você reparar bem, todos os vereadores eleitos se beneficiaram dos votos da coligação para se elegerem, já que nenhum deles, sozinho, atingiu o coeficiente eleitoral. Essa é uma regra bastante discutível, mas é a vigente e continuará a causar anomalias enquanto o brasileiro não entender o verdadeiro papel dos partidos políticos.

    Agora, não me parece razoável que um cidadão faça campanha ao longo de 3 meses e, logo após, barganhe um cargo se secretário, abrindo espaço para suplentes.

    ResponderExcluir
  4. Me causaria espécie se viesse a público defender incoerência!
    É lógico que suas ponderações têm a ver com aquilo que externa, do contrário não lançaria suas ideias. O fato, porém, vai adiante. Existem muitas "atitudes" que apesar de legais são imorais, há muito tempo integram nosso cotidiano jurídico. É a reforma política que nunca vem, pois, não interessa aos poderosos. Desde o início da República que o Poder Executivo se impõe pela força econômica. A questão é cultural...
    As mudanças só serão alcançadas por iniciativas genuinamente populares, as tais coletas de assinaturas que alcançando números se transformam em leis.
    Mas, ainda assim, depois dos textos legais aprovados, se discutirá sobre suas constitucionalidades e aplicação!
    O Brasil ainda é uma democracia jovem, falta muito a caminhar, de mais longe viemos.

    ResponderExcluir
  5. Pelo menos concordamos em algumas coisas: Um reforma política se faz extremamente necessária e a participação popular nas tomadas de decisão também.

    Obrigado pelas participações. A troca de ideias é sempre importante, independentemente das divergências.

    ResponderExcluir
  6. Ministro emite nota de repúdio após comentário "racista" no Facebook.

    Será que algum dia vamos conseguir erradicar o racismo? Essa semana dois casos estão gerando grande repercussão na internet. O primeiro foi divulgado no portal "G1", um médico do Samu, que é negro, durante o trabalho ouviu uma professora dizer: "negrinho metido a besta" - leia (aqui), o caso foi registrado como suspeita de injuria racial na Bahia.

    Nesta quinta-feira, 25 de outubro, segundo informações do site SRZD, a senhora Kenya Mayrink, empresária de Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, gerou revolta em centenas de pessoas no Facebook após publicar o seguinte comentário: "#odeiocentrode qqcidade #odeioesselugar As vezes entendo o preconceito tem gente que devia permanecer no tronco ! Pessoas ignorantesssss ECA"(sic).

    Kenya também recebeu críticas por comentários postados abaixo da frase que gerou polêmica. Em resposta a uma delas, a jovem branca com terceiro grau completo disse não ter generalizado, mas que tem "pavor a ignorância" e que "infelizmente tem alguns negros que não podem mesmo ter nenhuma posição".

    "E todos nós sabemos disso! Não sejamos hipócritas!!!, finalizou.

    A reportagem do SRZD tentou entrar em contato com a internauta, mas não obteve resposta. Minutos depois da tentativa, o post foi apagado.

    Após tomar conhecimento do caso, o ex-ministro da Igualdade Racial e deputado federal Edson Santos (PT), emitiu uma nota de repúdio ao comentário da jovem. Ele reconheceu o avanço do diálogo sobre o tema no país, mas deixou claro que o racismo ainda há "um longo caminho pela frente" para resolver o problema.
    Leia mais...

    http://www.momentoverdadeiro.com/2012/10/ministro-emite-nota-de-repudio-apos.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

    ResponderExcluir
  7. Dr soube que o Sr entraria na nossa causa do concurso do PSF.
    Na reunião da formosa nao me convidaram, mas estou preocupado, pois a ampuleta do tempo esta se exaurindo.
    Este governo não quer chamar os concursados, estudamos, gastamos e passamos. Meu Deus nos ajude.

    ResponderExcluir
  8. Acho perfeitamente legítimo o vereador eleito assumir uma secretaria municipal, até porque através da Secretaria ele continuará representando - de outro modo, claro - os interesses dos seus eleitores. Agora, se a decisão desses vereadores em assumir uma Secretaria é certa ou não, caberá aos eleitores julgarem. Até porque muitas vezes o eleitor aceita e gosta desse caminho. Muitos deputados e senadores optam por assumir uma secretaria e o povo aprova essa opção, reelegendo esses legisladores. Abraços

    ResponderExcluir
  9. Desde onde o blog "a mosca azul" foi imparcial?

    ResponderExcluir